Press ← and → on your keyboard to move between
letters
Dear FutureMe,
A síndrome de irmão mais novo
Antes de você, houve alguém que foi filho dos seus pais primeiro.
No primeiro momento, eu pensei que a diferença de 5 anos entre eu e meu irmão não importava: não somos amigos porque somos irmãos, e irmãos não nasceram para serem amigos.
E então meu irmão foi para o ensino médio. Agora ele faria uma prova de 5 horas de duração, resolveria problemas de matemática que pareciam impossíveis, teria namoradas, iria para festas e seria adolescente. Agora, minha mãe parecia muito preocupada com as notas dele na escola. Tudo parecia a anos-luz de distância de mim.
Mas então ele acabou o ensino-médio, e agora eu sou a única pessoa da casa que ainda está na escola. De repente, meu calado irmão está na faculdade, e eu estou no aparentemente infinito ensino fundamental. Eu lido com professores babacas, e os problemas de matemática que pareciam impossíveis na época em que meu irmão fazia, agora estão estampando minhas pilhas de provas da escola.
Agora, eu tento lidar com quedas por garotos, feira de ciências, convites para festas e insegurança com meu corpo. O futuro dos meus sonhos parece apontar o dedo do meio na minha cara, a lição de casa é difícil e eu realmente gosto daquele garoto.
Mas meu irmão é o futuro da família. Ele está prestes a começar o estágio dos sonhos e isso é só o que minha mãe quer falar. Ele vai ganhar o próprio dinheiro, pagar pelas próprias coisas e cuidar de si mesmo. Ao mesmo tempo, ele ainda é o bebê da minha mãe. Para quem minha mãe esquenta comida e ensina a mexer no computador.
Mas, de mim, a filha mulher, é esperado que eu saiba cozinhar, limpar, vá bem na escola, ajude em casa, vá na igreja, e, o mais importante: FIQUE CALADA. Não é seu momento, fale mais baixo, você não vai estudar fora, você não discorda.
A coisa sobre a visão feminina dos homens é o seguinte: nós costumamos achar que eles simplesmente não entendem. Claro, diga isso para si mesma. Ele não quis dizer isso. Ele não é obrigado a saber disso. Ele é jovem, pode cometer erros. Ele não sabe o que fez.
Acredite em mim, se ele quisesse te ligar, ligaria. Se ele quisesse ter feito algo, teria feito. Se quisesse saber de algo, saberia. Como mulher, não é seu papel ensinar homem nenhum a como se comportar. Não é papel de mulher nenhuma ensinar homem nenhum sobre menstruarão, aborto, direitos femininos, papel da mulher na família, ética no ambiente de trabalho, assédio, estupro, descriminação e muito menos como cuidar dos próprios filhos.
Mulheres não são as eternas babás de comportamento dos homens que escolhem, sejam namorados, maridos, irmãos, primos, amigos ou o que seja.
Quando um casal heterossexual decide ter um filho, o homem não “ajuda” a mulher na criação dos filhos que é dos dois. Eles o fazem juntos, como uma equipe. Uma mulher não é menos mãe porque trabalha fora. Um pai não é menos homem porque fica em casa cuidando dos filhos.
A sociedade é o que nós fazemos dela, e depende de nós.
Sign in to FutureMe
or use your email address
Create an account
or use your email address
FutureMe uses cookies, read how
Share this FutureMe letter
Copy the link to your clipboard:
Or share directly via social media:
Why is this inappropriate?