Press ← and → on your keyboard to move between
letters
Saudações, Eu de 2025!
Não sei se essa carta vai realmente estar em suas mão daqui a 5 anos, se sim, você já deve estar familiarizada com a saudação acima. Lembra que o colégio pediu pra gente escrever uma carta para 6 anos no futuro no primeiro ano? Que engraçado, né? Ambas as cartas caem justamente no mesmo ano e são escritas por teoricamente duas Nicoles diferentes. Você não viu a carta ainda? Abre seu e-mail, garota! Se for perto do final do ano já deve estar lá.
Deixando de enrolação, vamos conversar! Pelos meus cálculos, você está com 21 anos, logo você está no meio da faculdade ou quase no final dela. O que decidiu fazer? Ciência da computação? Física? Relações internacionais? Química? História? São tantas opções! O ENEM já é ano que vem e eu ainda tenho tantas dúvidas… Falando em ENEM, essa carta é um prompt da UWC. Caso o processo tenha dado certo você deve estar rindo, já que isso significa que driblamos o ENEM. Caso não tenha dado certo, eu vejo 2 rotas de fuga: Ou você foi pro ITA/IME ou você aplicou sua medalha para a Unicamp. Caso nada disso tenha dado certo, ainda sobra a UPE, a UFPE e vender arte na praia. Independente de tudo espero que você esteja feliz!
Você anda falando com a galera? Espero que os encontrinhos no final do ano ainda estejam de pé. Além disso tem outros grupos que eu espero que você tenha mantido contato. Listagem rápida: Squad das olimpíadas, squad do processo da UWC ( Tanto o da galera que passou pro convívio com a gente quanto o outro), squad do projeto, squad da MUN e outras pessoas incríveis que eu tenho certeza que você conheceu nesses 5 anos. Talvez já faça um tempo que você não fale com eles, mas não deixa essas amizades se perderem. Manda uma mensagem ou marca um rolê, qualquer coisa, tenho certeza que vai ser legal.
Tenho certeza que você mudou bastante, mas por favor não se torne chata e arrogante! Peça desculpas, agradeça, perdoe, esteja disposta a ajudar. Tente ser a melhor que pode, embora muitas vezes não seja possível. Não esqueça quem você é e o por que você começou isso tudo. Se estiver com problemas em relação a isso, peça conselhos à vovó. Se ela não estiver mais com você, lembre de tudo que ela lhe ensinou. Pare de se cobrar. Você realmente não precisa ser a melhor em tudo. Olhe ao seu redor, perceba quantas pessoas estão ao seu lado e dispostas a te ajudar. Cresça junto com elas.
Tem algumas coisas simples que eu realmente espero que você tenha feito. Coisas que eu espero que você leia essa carta e pense: “ Ah, que bobinha, a gente fez isso no ano seguinte”. Espero que você tenha ido para diversos eventos de anime com cosplay sem se importar que você não era da mesma cor que o personagem. Eventos e cosplay são para serem divertidos! Tivemos uma experiência incrível em 2019, eu realmente espero que você não tenha se privado desse sentimento apenas por coisas da sua cabeça. Espero que você não tenha mais vergonha de dançar na frente de outras pessoas. Do que adianta ensaiar coreografias no seu quarto, se você nunca as apresenta? Espero que você tenha superado sua síndrome de impostor, seja lá o que você tenha alcançado tenho certeza que você lutou por isso.
Ah! Lembrei de outra coisa. Corte o cabelo. Se você já tiver feito isso ao menos uma vez ao longo desses 5 anos, ignore a mensagem anterior. Se você não tiver feito, corte o cabelo imediatamente! Eu sei bem o que você deve estar pensando “Ah, demorou tanto tempo pra crescer.”, “Eu não vou poder mais fazer penteados.”, “Acho que não vai combinar.” e outras coisas do tipo. Uma mudança depois de tanto tempo vai fazer bem. Mas vai em um salão, por favor, não tenta cortar sozinha como você fez com a sua franja em 2018. Se não gostar do resultado, lembre-se do lema de Luísa “ Cabelo cresce” e siga em frente.
Aliás, você conseguiu aprender francês? Não me diga que o quatre-vingt-dix te deixou traumatizada até hoje. Eu concordo que é um péssimo jeito de se dizer noventa, mas não deixa isso te parar. Você aprendeu coreano quem nem o alfabeto romano usa. Isso te dá um total de zero desculpas para não aprender francês. Cinco anos é um bom tempo para aprender ao menos mais uma língua nova, deixe de ser preguiçosa.
Qual a nova tecnologia comum que mais te choca? Queria que você pensasse sobre isso no futuro. Sabe as coisas mu*** tão rapidamente que às vezes a gente trata como se elas estivessem sempre ali, mas se a gente falasse para o nosso eu de uns 3 anos atrás ele ficaria boquiaberto. Imagino como será esse gap de 5 anos entre eu e você. O que mais me choca são os celulares dobráveis da samsung, os caras conseguiram dobrar uma tela de vidro como se não fosse nada. Vidro até onde eu sabia não dobrava. Mas a Samsung olhou pra mim e falou “ É né, dobra sim”.
Mainha já lhe deu os livros que ela prometeu? Pra mim já faz três anos da promessa. Não consigo me conter e estou rindo muito enquanto escrevo isso. Eu realmente acho que a gente mesmo vai ter que comprar. Tem 52 livros na sua wishlist, fora os que você provavelmente vai adicionar ao longo do tempo. Mainha só te deve três. Você vai trabalhar pra comprar livro, boa sorte!
Não desista de desenhar! Os anos estão passando e desenhamos cada vez menos. Faça como em 2019, aproveite o metrô. Desenhe as pessoas ao seu redor, escreva pequenas mensagens nos desenhos, entregue-os para os que estão na correria do dia-a-dia. Talvez um sorriso que você receba te inspire a praticar e continuar desenhando. Acredite na arte, acredite nos sentimentos que você quer passar.
O fim da carta se aproxima e só agora me caiu a ficha que eu estou escrevendo para meu Eu que é legalmente uma adulta. Eai? Quais foram as mudanças mais bruscas? Você continua morando com mainha ou a vida acabou te levando pra algum outro lugar? Você se apaixonou? Fez a viagem de maior idade que prometeu com seus amigos?
Na carta que te escrevi ano passado coloquei tantos conselhos e “certezas”, porém em um ano tudo se tornou um monte se “se” e interrogações. Mas acho que tá tudo bem, não é mesmo? Se tenho perguntas quer dizer que procuro respostas e estou aberta para o que pode vir. Está sendo um ano muito atípico agora, em meio a uma pandemia as coisas ficaram bem complicadas. Mas no final superamos tudo isso, aprendemos coisas novas e demos o melhor de nós.
Passei toda a carta falando sobre coisas aleatórias, mas é essa aleatoriedade que faz a gente especial. Continue tentando pensar fora da caixa, continue tentando deixar sua marca no mundo. Mas não precisa ver isso como um peso. Se divirta no processo. Escrevo essa carta ao final do processo seletivo da UWC. Não faço ideia de qual será o resultado, mas foi muito divertido. Conhecemos novas pessoas e conhecemos melhor a nós mesmas. Pense menos sobre falhar ou ser eliminada, apenas aproveite.
Não sei mais o que te falar, talvez ano que vem eu te escreva outra carta com o que vier na mente. Abrace mais pessoas já que sua Eu de 2020 não pôde abraçar ninguém.
Sincerely, me
Sign in to FutureMe
or use your email address
Create an account
or use your email address
FutureMe uses cookies, read how
Share this FutureMe letter
Copy the link to your clipboard:
Or share directly via social media:
Why is this inappropriate?